Reposição hormonal pode acelerar crescimento do câncer de mama

images (6)Pesquisas já indicaram que mulheres que repõem hormônios femininos, prescritos para reduzir os sintomas da menopausa, têm uma incidência maior de câncer de mama. “Estudos anteriores mostraram que tanto as progestinas naturais quanto as sintéticas aceleram o desenvolvimento de câncer de mama e aumentam a metástase para os linfonodos, afirmou Salman Hyder, professor de Ciências Biomédicas no College of Veterinary Medicine e no Dalton Cardiovascular Research Center, University of Missouri.

Os pesquisadores associaram a progestina com a produção de células de câncer especializadas capazes de agir como células-tronco, que induzem um crescimento tumoral agressivo, metástase e recorrência da doença.

Nos testes realizados, tanto a progestina natural, quanto a sintética aumentam significativamente a expressão da proteína CD44, uma molécula envolvida na proliferação, na comunicação e na migração celular. Além disso, as progestinas estimulam as células cancerígenas responsivas aos hormônios a se comportarem como células-tronco. Ou seja, a se autorrenovarem, a criarem cópias idênticas de si mesmas e a se proliferarem espontâneamente,  aumentando a probabilidade de resistência a terapias e o risco de metástase.

Esses achados poderiam ajudar os cientistas tanto a rastrear essas células raras quanto a identificar imunoterapias para combater a difusão da doença.

Fonte: ScienceDaily