Outubro Rosa – Na luta contra o câncer de mama, a prevenção é a melhor estratégia

o-que-e-mamografia

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não-melanoma e responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. A doença também acomete homens, mas é rara, representando apenas 1% do total de casos registrados.

Pouco comum antes dos 35 anos, a doença tem uma alta no número de casos, especialmente, após os 50 anos. Isso ocorre tanto em países desenvolvidos como subdesenvolvidos.

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico. Para 2018, o Instituto Nacional do Câncer estima que sejam registrados no Brasil 59.700 casos da doença.

Neste mês de conscientização, conhecido como Outubro Rosa, a equipe Surgery Cirurgia Avançada faz um alerta importante sobre a importância da prevenção.  Quando se fala em câncer de mama, o diagnóstico precoce é a forma mais eficaz de reverter a doença, por isso, a mamografia é um exame muito importante e merece grande atenção.

Dados da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) revelam que o número de mulheres que fizeram o exame no Brasil, em 2017, está longe do ideal. Apenas 2,7 milhões de pessoas se submeteram à avaliação no país, enquanto que a meta era que pelo menos 11,5 milhões de pessoas fizessem o teste.

A mamografia é um tipo específico de radiografia das mamas capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis. O exame também pode ajudar a verificar a necessidade de tratamentos intensivos para os tumores e na conservação da mama, caso seja necessária uma cirurgia.

O exame de mamografia é realizado com um mamógrafo (aparelho de raio X), onde a mama é comprimida de forma a oferecer imagens de alta qualidade para um melhor diagnóstico. A compressão das mamas é necessária para que o exame seja efetivo, e o eventual  desconforto que pode gerar é totalmente suportável.

A equipe Surgery Cirurgia Avançada reforça que o diagnóstico precoce do câncer de mama eleva as chances de recuperação da paciente para 95%, por isso, é de extrema importância a visita regular a um médico especialista. Fique atenta!