Novembro é tempo de conscientizar sobre o câncer de próstata

1-novembro-azul-798

Com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata e, de forma mais ampla, na conscientização pelos cuidados com a saúde masculina, o Novembro Azul é um movimento que surgiu na Austrália em 2003 sob o nome de Movember — uma junção entre Mustache (bigode, em inglês) e November (novembro).

Na época, a ideia da campanha era que os homens participantes deixando o bigode crescer como forma de chamar a atenção para a causa. O mês de novembro foi escolhido em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, lembrado no dia 17 de novembro.

Mais tarde, a campanha acabou se expandindo em relação aos temas contemplados e também aos países envolvidos. No Brasil, o Ministério da Saúde lançou páginas educativas como Câncer de próstata: causa, sintomas, tratamento e prevenção. Também envolvido com a causa, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou a cartilha Câncer de próstata: vamos falar sobre isso?, com informações para que a população entenda mais a respeito da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, 70% dos homens brasileiros só vão ao médico por influência da família.

O preocupante é que a falta de procura por médico e check-up anual aumenta as chances de detecção de doenças em estágio avançado, como o câncer de próstata, do qual 20% dos casos são diagnosticados tardiamente e 25% dos pacientes morrem em decorrência da doença, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Em contrapartida, com a detecção precoce, as chances de cura chegam a 90%. Portanto, conscientização é o melhor caminho para a prevenção. Faça sua parte!