Estudo americano divulga novo avanço na prevenção do câncer colorretal

ACSO rastreamento do câncer colorretal deve começar aos 45 anos para adultos com risco médio, segundo as novas diretrizes da American Cancer Society (ACS) veiculada, no final do mês de maio, numa publicação especializada para oncologistas. Há recomendações de muitos profissionais de que o início do rastreamento aconteça aos 50 anos.

As novas diretrizes baseiam-se em uma revisão dos estudos sobre câncer colorretal. A mudança acontece devido ao aumento da incidência de câncer colorretal entre os adultos mais jovens, mas a instituição diz que é uma “recomendação qualificada”, por conta dos dados limitados sobre adultos em seus 40 anos.

Com base na preferência do paciente e na disponibilidade do teste, ele pode ser submetido a um teste de fezes de alta sensibilidade ou a um exame estrutural. Resultados positivos devem ser acompanhados por uma colonoscopia. Entre as outras recomendações estão a recomendação da triagem colorretal regular a partir dos 50 anos. A triagem regular é recomendada até os 75 anos para pessoas com risco médio que tenham uma expectativa de vida de mais de 10 anos. Para adultos com idade entre 76 e 85 anos, os médicos devem individualizar a decisão de rastrear.

A triagem deve ser desencorajada entre aqueles com 86 anos ou mais. De acordo com proctologista João Fraga da equipe Surgery Cirurgia Avançada, “este trabalho é um marco importante na prevenção do câncer colorretal. Entretanto, o seu médico continua sendo a pessoa mais indicada para orientá-lo quanto ao tipo de exames e a periodicidade de realização dos mesmos,” reforça o especialista