Dieta rica em gordura aumenta risco de câncer colorretal

cancer colon retal

Estudo da Cleveland Clinic, em Ohio, publicado em revista Stem Cell Reports, identificou uma via de sinalização celular, chamada JAK2/ STAT3, que leva ao crescimento de células-tronco cancerígenas no cólon em resposta à uma dieta rica em gordura. Diversos estudos têm indicado a dieta rica em gordura como fator de risco para o câncer colorretal, o terceiro mais diagnosticado nos Estados Unidos. Os mecanismos por trás dessa associação porém ainda não estão claros.

Mathew Kalady, coautor do estudo e codiretor do Comprenhensive Colorectal  Cancer Program e colegas usaram análise de microorroy para avaliar tumores primários e metásticos em modelos de ratos com câncer colorretal.  Quando o rato era alimentado com uma dieta rica em gordura, o crescimento das células-tronco cancerígenas aumentava.

Estudos anteriores indicaram que células-tronco cancerígenas são a peça-chave que conduz ao crescimento e à metástase de tumores.

Ao boquear aquela via de sinalização celular nos ratos com câncer colorretal e alimentados com essa dieta, o crescimento das células-tronco parou, um achado que poderá incentivar o desenvolvimento de novas drogas no tratamento da doença. Fonte: Medicals News Today

Formas de Prevenção

A população do Brasil, assim como do mundo, tem se tornado mais obesa a cada ano. Estamos vivendo literalmente uma epidemia de obesidade no mundo e a prática de atividades físicas, além dos benefícios cardiovasculares já comprovados, é um importante aliada na estratégia de redução de risco do câncer colorretal.

Alguns hábitos alimentares também aumentam esse risco. O consumo de carnes vermelhas, gorduras de origem animal e a ingesta de álcool são fatores também importantes. Assim sendo, invista em hábitos alimentares saudáveis como ingerir fibras (legumes e verduras cruas, frutas e cereais) e micronutrientes (vitaminas A, C, D, E, cálcio, selênio – também presentes em fontes de fibras) diariamente, além de reduzir a quantidade de álcool ingerida. Uma consulta com um nutricionista pode ajudar a esclarecer quais alimentos podem ser otimizados em sua dieta a fim de aumentar suas defesas contra esse mal.