Dezembro Laranja – Câncer de Pele é coisa séria

Dezembro Laranja – Câncer de Pele é coisa séria

dez-laranja

A palidez da pele nesse final de ano é sinal de que os meses se passaram muito rápido, o período foi produtivo, mas … é preciso dar uma pausa na vida corrida e curtir as férias, de preferência, sob a luz do sol.

Mas é aqui que você precisa ter atenção! Nesse período de férias em que o sol é nosso grande companheiro, vale ficar muito atento aos malefícios causados pelos raios solares. São eles que contribuem para o surgimento do câncer de pele.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é o mais comum entre os brasileiros. A doença se divide em dois grandes grupos: o câncer de pele não-melanoma e o melanoma. O último, apesar de menos frequente, é o mais agressivo com alta letalidade.

esses tumores representam 30% dos tumores malignos registrados no Brasil, estimando-se 175.600 novos casos por ano, sendo 80.850 ocorrendo em homens e 94.910, em mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O problema é maior porque a pessoas relacionam o bronzeado a um estilo de vida saudável quando, na verdade, a exposição prolongada aos raios ultravioleta sem proteção solar adequada é uma das principais culpadas pelo câncer de pele em geral.

Portanto, previna-se:

Evite se expor ao sol das 10h às 15h

Evite o uso de câmeras de bronzeamento com finalidade estética

Use sempre protetor solar com fator maior ou igual a 30.

Utilize boné ou chapéu, camisa de manga comprida e gola.

Procure sempre seu médico de confiança