A segurança do paciente

segurança
Segurança do Paciente é o campo de estudo da área de saúde voltado para prevenção de eventos desfavoráveis durante um tratamento médico. O objetivo da disciplina é desenvolver ações para profissionais e instituições a fim de reduzir os riscos aos pacientes em todos procedimentos da medicina, desde questões de higiene até processos cirúrgicos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou em 2004 a World Alliance for Patiente Safety, em português, Aliança Mundial pela Segurança do Paciente. O objetivo do programa é organizar os processos e definições sobre o tema para propor as medidas necessárias que reduzam os riscos e eventos adversos na área de saúde.

Atualmente, a OMS prioriza dois principais pontos: higienização e cirurgia segura. O primeiro passo é garantir o padrão de qualidade da higiene dos locais de atendimento e dos médicos, diminuindo os riscos de infecção. A etapa seguinte contempla detalhar os diversos processos cirúrgicos que influenciam na queda de reações adversas por parte dos pacientes.

O Ministério da Saúde está atuando no assunto desde 2013, quando criou o Programa Nacional de Segurança do Paciente. O objetivo é diminuir a incidência de acidentes em hospitais e demais centros médicos. As ações seguem a visão da OMS e contemplam políticas de saúde para informar, educar e fiscalizar os procedimentos pelo país.

Existem seis protocolos que detalham todos os deveres de médicos e profissionais de saúde nesse processo de cuidado com o paciente. Eles funcionam como um guia para a garantia de um atendimento seguro e de qualidade. São eles Protocolo de Identificação do Paciente, Protocolo de Prevenção de Úlcera por Pressão,Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos, Protocolo de Cirurgia Segura, Protocolo de Prática de Higiene das Mãos em Serviços de Saúde e Protocolo de Prevenção de Quedas.

Fique atento, vamos divulgar neste site, mais detalhes sobre este assunto no próximo post.