8 de Maio – Dia Mundial de Combate ao Câncer de Ovário

cancer de ovario

    Anualmente, 250 mil novos casos de câncer de ovário são diagnosticados no mundo. Desse total, 140 mil mulheres morrem em decorrência da doença. No Brasil, são 2.600 novos casos por ano. No ano passado, a doença atingiu mais de 5 mil brasileiras. E a estimativa é que três quartos dos casos chegam ao consultório em estágio avançado, quando o mal já se espalhou. Os dados são importantes para reforçar a importância da prevenção. No dia 8 de maio, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Ovário, a Equipe Surgery de Cirurgia Avançada faz um alerta: consulte logo seu médico ao perceber algum sintoma

A iniciativa, é de extrema importância porque a doença, ao contrário do câncer de colo de útero, não é detectada por meio do exame de Papanicolau. Seus sintomas, frequentemente confundidos com de outras patologias, principalmente doenças gastrointestinais precisam ser avaliados por um médico, assim que percebidos.

Os principais sintomas são aumento do volume abdominal (inchaço contínuo), dificuldade de comer, dor abdominal ou pélvica e a necessidade urgente e frequente de urinar. Outros sintomas comuns incluem a mudança dos hábitos intestinais, sangramento vaginal anormal, cansaço e flutuação inesperada de peso, principalmente ao redor do abdômen. Casos de hereditariedade também podem ocorrer. E, atenção também para mulheres na menopausa ou que passaram dos 50 anos. É que, a cada ovulação, forma-se uma pequena ruptura na parede do ovário. E essa alteração, com o passar do tempo, pode abrir caminho para um tumor. Portanto, não perca tempo! Informe-se! Previna-se!