Mais de 25% da população brasileira sofre de hipertensão arterial, um mal, muitas vezes, silencioso. Os dados são do Ministério da Saúde, que neste dia 26 de abril, Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, faz um alerta. A doença mata mais de 300 mil pessoas por ano.
A pressão que se eleva por diversos motivos, principalmente porque os vasos pelos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.
A Hipertensão Arterial tem como principais fatores de risco, sobrepeso, má alimentação (muito consumo de sal), sedentarismo, obesidade, tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensos têm 30% de chances de também serem hipertensos).
Os principais sintomas são dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar. A Surgery Cirurgia Avançada lembra que a Hipertensão Arterial pode levar ao Infarto do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (AVC) Insuficiência Cardíaca, Insuficiência Renal, entre outros males. Fique atento, previna-se!